minicursos

Olá JALEQUINIANOS!!!

Conheça abaixo os MINICURSOS.


1 - Analogias, ludicidade e engajamento na aprendizagem em Química.

Ministrante: Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior - UFAL

Resumo: Este minicurso pretende fazer a devida relação entre as analogias no ensino de Química com o uso de atividades lúdicas. Serão discutidas as vantagens e desvantagens do uso de analogias como atividades lúdicas.

2 - A próxima pista: discutindo química forense na graduação em Química.

Ministrantes: Prof. Dr. Eduardo Luiz Dias Cavalcanti - UnB
  Profa. Dra. Ingrid Távora Weber - UnB

Resumo: A próxima pista é um jogo adaptado do scothland yard que tem como objetivo trabalhar com os alunos da graduação em Química, discutindo conteúdos trabalhados durante as disciplinas do curso por meio de situações problemas de química forense, ou seja, o jogo simula o trabalho de um perito forense que para resolver os casos propostos pelo jogo tem que desvendar os enigmas que são recolhidos durante a partida.

3 - Ensinando Química com Batalha Quimicard: desenvolvimento de jogos digitais para o ensino de Química.

Ministrante: João Roberto Ratis Tenório da Silva - UFRPE

Resumo: O desenvolvimento de jogos independentes ou “Indies” no Brasil tem crescido de forma notória nos últimos anos. Um dado que reflete tal crescimento foi a ampliação do pavilhão de jogos Indies na Brasil Game Show de 2015, o maior evento nacional de games. Pode-se considerar que a disponibilização de recursos gratuitos para a criação de jogos, bem como a facilidade para posterior disponibilização em lojas virtuais de aplicativos, faz com que, a cada dia, cresça a produção independente de jogos digitais. A relativa facilidade para o desenvolvimento encontrada hoje em dia, faz com que a criação de jogos digitaisse torne mais uma alternativa para o professor de Química que deseja criar um novo instrumento didático para usar com seus alunos. Diante disso, neste minicurso serão apresentadas algumas ferramentas de desenvolvimento de jogos digitais, além das etapas de produção, tomando como referência as etapas de desenvolvimento do jogo Batalha Químicard, um jogo didático digital voltado para o conteúdo de ácidos e bases. Como produto final do minicurso, os participantes deverão produzir um GDD (Game Design Document), elemento mais importante na criação de um jogo digital, incentivando e possibilitando o futuro desenvolvimento de forma independente.

4 - O Lúdico no Ensino de Química: Contribuições da Escola de Vigotski.

Ministrante: Prof. Dr. Helio da Silva Messeder - UFBA

Resumo: O objetivo deste minicurso é discutir as contribuições da psicologia histórico-cultural para o uso de jogos e atividades lúdicas no ensino de química. Para isso, apresentaremos alguns fundamentos da teoria Vigotskiana e discutiremos a origem social do jogo e como na adolescência ele pode contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos. Temas como motivação, articulação do lúdico com a história da ciência e com a experimentação no ensino também serão sucintamente abordados à luz desse referencial.

5 - Jogos para a Formação de professores de Química.

Ministrantes: Profa. Dra. Maisa Helena Altarugio
  Profa. Ma. Eliane Couto - Secretaria de Estado da Educação - SP

Resumo: A oficina oferecida tem como objetivo propiciar uma discussão teórica e prática a respeito do emprego da ludicidade na sala de aula, destacando a importância de se tratar o tema na formação inicial de professores. Partindo de jogos e atividades lúdicas, propomos tratar sobre o desenvolvimento das Competências Lúdicas do professor nos quatro eixos: formação, planejamento, aplicação e reflexão. 

6 - "Enquanto isso ...na sala de justiça...”, histórias em quadrinhos no ensino de Ciências.

Ministrante: Profa. Ma. Thaiza Montine - SEE - GO e Unianhanguera

Resumo: Um dos objetivos deste minicurso é apresentar um pouco sobre atividades lúdicas e mostrar em qual categoria as HQ’s se enquadram. Apresentar também o exemplo de um Projeto “que deu certo” envolvendo quadrinhos e ensino de química para turmas de 3º ano do ensino médio. Além de oportunizar aos cursistas a participação na produção de Fanzines (publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos, reprodução de HQ’s antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante).

7 - Gastronomia Molecular: Química lúdica e sensoria.

Ministrante: Karina Omuro Lupetti - OUROBOUROS - UFSCAR

Resumo: O objetivo desse curso é trabalhar conceitos de cozinha molecular, bem como de aspectos científicos envolvidos no ato de cozinhar. Obter na prática o que a teoria explica utilizando tanto equipamentos encontrados em laboratórios como os encontrados em cozinhas rústicas mostrará a ligação entre história da ciência e da culinária. Serão apresentados fatos curiosos, experimentos e referenciais teóricos da cozinha molecular como Hervé This e sua contribuição para a consolidação desse ramo gastronômico. Diferentes reações na cozinha serão estudados. Abordaremos também os objetivos da gastronomia molecular que são: a ciência e a matemática das “dicas" culinárias; experimentação; inovação e divulgação para apresentação da ciência ao público, considerando as práticas culinárias.

8 - A Química e o argumenta, aê! – Competições de debate com temas sociocientíficos.

Ministrante: Profa. Dra. Lea Veras – USP - SC

Resumo: O Argumenta Aê! é uma competição de debate que, através das regras do seu jogo, encoraja os estudantes a discutirem temas diversos de forma saudável. A empolgação ao participar de uma competição leva cada participante a buscar entender melhor sobre o que vai ser debatido, além de desenvolver oratória, pensamento crítico, tolerância entre tantos outras habilidades e qualidades. Nesse minicurso discutiremos como funcionam as competições e qual o papel dos juízes. Também abordaremos as possibilidades de uso dessa forma de atividade para a discussão de temas sociocientíficos, em especial aos ligados à química, dentro e fora da sala de aula. Para a diversão final dos participantes, vamos ainda realizar uma minicompetição final!